fbpx

Capitalismo Consciente: o papel do seu negócio no mundo de hoje

por | Negócios Conscientes

Há pouco tempo atrás, me deparei com o conceito de capitalismo consciente e começar as publicações do blog com esse tema me pareceu algo natural.

Sempre fui fascinada pela capacidade que os negócios e suas marcas têm de moldar comportamentos e compartilhar novas ideias. Sentia que tudo isso era muito poderoso, como de fato é.

Hoje, podemos usar ofícios e paixões para ajudar a construir uma sociedade mais alinhada com o ethos do nosso tempo e a essência do nosso ser em evolução.

E o melhor: podemos encontrar pessoas que se identificam com esses valores e que buscam empresas conscientes. Tenho certeza de que você, como consumidora, também faz parte dessa corrente. Todos nós fazemos, em maior ou menor grau de consciência.

Portanto, trabalhar com negócios conscientes, desenvolvendo suas marcas, é o que faz sentido e o que move o Cami Salgado – Estúdio de Comunicação.

Fique por aqui se você quer entender mais sobre capitalismo consciente e aceitar de uma vez por todas, que o seu negócio nasceu para fazer a diferença através da construção intencional da sua marca!

Mas afinal de contas, o que é o capitalismo consciente?

Capitalismo consciente é uma filosofia de negócios que combina a busca do lucro com um propósito maior, a integração dos stakeholders, a liderança consciente e a cultura e gestão consciente. Esses 4 princípios não só ajudam as empresas a serem lucrativas, mas também a contribuírem positivamente para a sociedade.

    • Propósito maior: As empresas devem ter um propósito além do lucro, que guia suas ações e decisões;
    • Integração dos stakeholders: Todos os stakeholders, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, comunidades e investidores, devem ser valorizados e beneficiados pelas ações da empresas;
    • Liderança consciente: Líderes devem ser inspiradores, éticos e comprometidos com o propósito da empresa e o bem-estar dos stakeholders.
    • Cultura e gestão consciente: A cultura organizacional deve promover valores de transparência, confiança, cuidado e inovação.

Encontrei o conceito de capitalismo consciente porque passei alguns meses estudando sobre a noção de propósito em suas variadas vertentes e de uma forma técnica, buscando um posicionamento de marca ideal para o Estúdio que ressoasse com aquilo que acreditamos por aqui.

Embora já tivesse algumas certezas, ainda não tinha chegado em algo que pudesse ditar o ritmo e trazer essa coerência na comunicação, tanto para os clientes ideais do Estúdio quanto para nossa equipe interna e para a comunidade a que pertencemos.

 

Foi aí que me deparei com esse embasamento teórico, o movimento criado por John Mackey e Raj Sisodia, autores do livro “Capitalismo Consciente – Como Libertar o Espírito Heroico dos Negócios”.

No meu tempo, consegui ligar os pontos que faltavam e tudo fez o maior sentido.

 

livro capitalismo consciente

capitalismo consciente: como libertar o espírito heroico dos negócios – https://amzn.to/3yU3a2m

Esse sistema mais harmônico busca líderes que se preocupam não somente com seus negócios e seus lucros, mas pessoas que se importam com essa rede de pessoas impactadas pelas suas iniciativas e com o planeta.

No livro, de uma forma bem realista, os autores defendem o capitalismo – e que, segundo eles, é maravilhoso, incompreendido e difamado.

“Podemos libertar esse extraordinário poder das empresas e do capitalismo para criar uma sociedade na qual todos vivam com propósito, amor e criatividade. E criar um mundo de compaixão, liberdade e prosperidade é assim que definimos nossa abordagem de um capitalismo consciente.”

lideres conscientes criando nosso proprio mundo

criando nosso próprio mundo

E seguem afirmando que a maximização dos lucros como único objetivo das empresas manchou a reputação do capitalismo e a legitimidade dos negócios.

Claro que precisamos enxergar tudo isso com uma perspectiva mais ampla, cruzando contextos históricos com noções de gênero, de classe, de geração, de raça, entre outros.

Mas graças ao momento em que vivemos, com nossos negócios temos o poder de recontar essa narrativa e de resgatar a verdadeira essência das empresas: melhorar vidas, gerando valor para as partes interessadas – os famosos stakeholders.

“Podemos libertar esse extraordinário poder das empresas e do capitalismo para criar uma sociedade na qual todos vivam com propósito, amor e criatividade. E criar um mundo de compaixão, liberdade e prosperidade é assim que definimos nossa abordagem de um capitalismo consciente.”

Pode parecer uma visão extremamente romantizada, mas existem atualmente milhares de marcas que usam esse conceito e que prosperam em seus nichos. Claro, tudo apoiado através de uma estrutura maior: a comunicação e o marketing.

negocios conscientes que mudam o mundo

alguns negócios conscientes que estão mudando o mundo, cada um a sua maneira! 🙂

O dinheiro constitui uma medida de valor, mas certamente não é a única.

Dessa forma, o Capitalismo Consciente surge como uma lógica mais harmônica que combina a busca do lucro com um propósito maior de criar valor e bem-estar – financeiro, intelectual, fisiológico, ecológico, social, cultural, emocional, ético e até mesmo espiritual.

Esse é o papel que os negócios e as marcas têm no mundo de hoje.

“As empresas conscientes jogam para ganhar, mas o fazem de uma maneira muito mais rica e multifacetada do que a definição tradicional de vitória segundo a qual só se triunfa diante a derrota dos outros.”

podemos e devemos ganhar sem que isso signifique a derrota dos outros

É um livro bem prático onde você consegue encontrar dicas, ideias e justificativas para criar um negócio pautado no capitalismo consciente.

Se vocês quiserem comprar, super indico a leitura. Podem comprar por esse link afiliado aqui: https://amzn.to/3yU3a2m

Os rastros que deixamos… Comunicação com Alma para Negócios Conscientes!

Se você está aqui, acredito que você já é essa líder consciente e comprometida com os objetivos do seu negócio. Esse espírito empreendedor que te move com certeza já se cruzou com alguma vertente da ideia de propósito e com a vontade de fazer algo que faça sentido e que te complete.

Talvez tenha centenas de dúvidas sobre comunicação e marketing e duvide um pouco do seu potencial, mas estamos juntas nessa e não deixaremos você sozinha!

    Sem querer trazer um viés elitista para o nosso papo, sei que muitas mulheres empreendem por necessidade financeira apenas. Elas iniciam esta jornada porque é o único caminho possível para o momento em que enfrentam.

    Nesse sentido, essa conversa de negócio consciente pode soar como algo exclusivo para quem já está um pouco mais avançada em relação à estabilidade financeira. Não é bem por aí, tá?

    É possível comunicar valores, se conectar com as pessoas certas e construir uma comunidade forte ao redor da sua marca, independente do ponto em que você e o seu negócio estão.

    Existem inúmeros estudos que comprovam que compramos de pessoas e empresas com as quais nos identificamos em algum grau. Viramos defensores de marcas que passam a assumir lugares na nossa mente e, sobretudo, em nossos corações.

      Nosso papel aqui é descentralizar ainda mais esse poder.

      Queremos mesmo ser disruptivos nesse sentido. Como consumidoras, temos o poder de potencializar negócios, de investir em sonhos quando optamos pelos produtos que iremos consumir.

      Portanto, a comunicação com alma é o que te vai permitir traçar um caminho para alcançar a prosperidade fazendo aquilo que você ama e, mais, contribuindo para que mais pessoas se sintam preparadas e dispostas para batalharem por seus sonhos.

      É nisso em que acreditamos por aqui!

      A comunicação com alma pode fazer com que seu negócio consciente saia do ponto A e chegue no ponto B, mas de um jeito muito mais divertido, leve e respeitando você e todos os envolvidos.

      “que o sonho te traz coisas que te faz prosseguir.”

      Nos aprofundaremos em um outro momento aqui no Blog sobre o poder que temos como consumidoras e entenderemos o comportamento desse novo consumidor, muito mais consciente e preparado.

      Também falaremos sobre as particularidades da comunicação com alma que a gente aborda aí em cima e sobre a metodologia que desenvolvemos por aqui no Estúdio. Esse é só o primeiro capítulo dessa nova fase da produção de conteúdo aqui do Cami Salgado.

      A ideia é trazer conteúdos que te ajudarão a dar um passo a mais e avançar na construção do negócio e da marca que você deseja criar. E esse espaço é para isso: para te ajudar a criar essa prosperidade e um legado que irá impactar a vida de outras pessoas. 

      Vou editando esse post conforme atualizar esses papos, beleza?

      A comunicação com alma é o único caminho para negócios conscientes!

       

      Se você está a caminho de uma resenha na casa de uma amiga, mas por algum acaso você se perde. Aí pega o telefone e liga pra ela pedindo ajuda. Seguro que a primeira coisa que ela vai falar é: beleza, amiga. Mas onde você está pra eu poder te orientar?

      O mesmo acontece com a sua comunicação. Tem muita coisa por trás, claro. Muitos conceitos teóricos. Muitas frentes em que você pode trabalhar. O ponto aqui é saber em qual momento você e o seu negócio se encontram…

      Se você se preocupa com a gestão da sua marca e deseja comunicar seu propósito, compartilhar os valores e lucrar fazendo aquilo em que acredita, você precisa investir recursos para construir uma comunicação alinhada aos seus objetivos. As pessoas precisam saber que você existe para se identificarem.

      E pra fazer isso, você precisa saber onde você está e onde você quer chegar.

      É dessa forma que você consegue conectar seu negócio e sua marca com aquelas pessoas que fazem parte da sua comunidade.

       

      Conclusão

      Nossos posts nunca terão uma conclusão final. A ideia é construir um local de troca onde poderemos refletir sobre os assuntos presentes no nosso dia a dia como empresárias.

      Muito provavelmente quando voltar por aqui, farei algumas edições porque espero já não estar no mesmo nível de consciência que estou hoje.

      Mas nossos valores são inegociáveis e nunca serão editados.

      Como um negócio consciente, o Cami Salgado acredita que podemos fazer a diferença ajudando negócios de mulheres incríveis a se posicionarem no digital para comunicar com alma e construir marcas cada vez mais conscientes.

      Para nós, há lugar para todes.

      Para mim, ser fator de soma é o que me move e acredito que chegou o momento de redefinirmos a noção de vitória onde o meu ganhar significa o perder do outro.

      Por isso, sempre te deixaremos alguns questionamentos relacionados às ideias que abordamos em cada post, além de fazer um CTA – Call To Action –  para algo que julgamos estratégico para a nossa comunicação. ; )

      Abaixo, os questionamentos desse post: 

      • Você é consciente do que te move?
      • Seu negócio sabe qual valor deseja gerar, além do valor financeiro – lucro?
      • Em qual ponto você está com o seu negócio?
      • Onde você quer chegar?

      Pensa aí e reflita um pouco sobre essas perguntinhas! Ahh e o mais importante: não há respostas erradas, combinado?

      Se quiser, pode mandar nos comentários, vai ser uma delícia ver que você se sentiu a vontade para compartilhar e para mim, isso é muuito especial!

       

      Quer conhecer os negócios conscientes que já passaram aqui pelo Estúdio?

      Clique aqui abaixo e conheça um pouco mais do nosso trabalho.

      Quero ver os projetos de comunicação com alma!

       

      Até a próxima!